Plano de Contingência e Segurança Covid-19

Queridos missionários,

Como sabem vivemos um ano desafiante, e temos consciência disso. As mudanças que vivemos este ano obrigaram-nos a mudar o nosso dia-a-dia, a maneira como estamos uns com os outros, obrigaram-nos a reinventar o toque.

Mas, mais do que nunca, temos a necessidade de partir em missão e, mesmo que de uma forma diferente, continuar a espalhar a nossa mensagem de esperança e alegria de viver com Deus.

 

E é a esta enorme motivação e vontade de evangelizar que nos agarramos para desenvolver todas as adaptações necessárias para a Missão País 2021. Com todas as alterações, vamos missionar em segurança!

Assim, apresentamos as primeiras Medidas de Contingência e Segurança relativamente à COVID-19 para a Missão País 2021:

                     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Das principais medidas destacam-se: 

1 . Redução do número de missionários (de 50 para 30)

2 . Criação de uma "bolha epidemiológica” entre todos os missionários, chefes e Padre (antes de partirem em missão, todos os missionários vão ser testados e estarão em isolamento social desde a realização do teste até ao momento em que partem para a missão)

3 . Adaptaremos o contacto com a comunidade, de modo a evitar as populações de risco (como os lares ou escolas) e focando em comunidades / valências como o Just a Change ou o Teatro.

4. Todos os missionários terão uma pequena formação sobre as boas práticas de saúde pública durante a semana de missão 

 

Para além deste cenário, estão em desenvolvimento outros planos alternativos, sempre abertos a qualquer adaptação que seja necessária caso as circunstâncias assim o ditem. Como a situação epidemiológica se tem revelado diferente em certas zonas do país, cada missão poderá ter que se adaptar à sua maneira, seja pela diferença de restrições em concelhos, seja pela abertura que cada localidade tem para receber a Missão País este ano.

Assim, no momento da inscrição, os moldes da realização da missão previstos até a data podem-se alterar mediante as circunstâncias até ao momento do começo da missão.

 

Por último, dizer que este plano que vos apresentamos já está a ser trabalhado e analisado pela DGS, e que a Missão País só avançará com o parecer positivo e também com o apoio da Igreja.

 

Se tiverem dúvidas ou quiserem saber mais sobre a previsão de cenários que estamos a desenvolver ou sobre a situação epidemiológica, podem sempre falar com a equipa de chefes da vossa missão ou connosco,

Equipa Nacional

1/7

Se tiveres dúvidas

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn